Você já deve ter ouvido por ai que inspiração vem dos outros, já que um exemplo pode nos inspirar a fazer algo, mas a motivação é interna e vem de nós mesmos e cada um deve buscar a sua internamente. É certo que todos nós devemos buscar constantemente nossas próprias razões para nos automotivarmos, porém devemos considerar também fatores externos que podem nos ajudar neste processo, especialmente no trabalho, onde passamos a maior parte do nosso tempo.
Neste sentido, um dos principais desafios dos líderes dentro das empresas é exatamente o de desenvolverem estratégias para motivar seu time de funcionários e torná-los mais engajados, focados, eficientes e produtivos.
A seguir, confira algumas dicas do que você enquanto gestor pode fazer para manter sua equipe unida, motivada e engajada no trabalho.
Não faça reuniões apenas para dar broncas
Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias ou cobrar resultados. Mas, fazer reuniões para elogiar o trabalho que está sendo feito e os resultados obtidos por meio dele é tão importante quanto, mesmo que sejam pequenas conquistas.
Dê um propósito à sua equipe e defina metas claras
O primeiro passo para incentivar seus funcionários é fazer com que eles saibam que o trabalho deles é importante. Outro ponto a ser trabalhado, se você deseja uma equipe motivada para que ela atinja resultados de forma eficaz é necessário deixar claro quais as metas que devem ser atingidas.
Proponha desafios e recompense
Outra forma de incentivar seus funcionários é oferecer pequenos desafios no dia a dia. Um bom exemplo disso é oferecer um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa para quem resolver um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta a equipe.
Estimule a capacitação
Uma pessoa estagnada acaba ficando desmotivada e improdutiva. Incentive o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos funcionários para que eles se sintam valorizados. Quando a empresa tem políticas de gestão que valorizam a formação continuada dos seus colaboradores, eles também reconhecem a preocupação da organização em formar, capacitar e desenvolver a equipe e isso faz uma diferença incrível.
Feche parcerias com estabelecimentos próximos
É comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários e essa prática não é exclusiva de grandes empresas, uma vez que empresas de qualquer porte podem fazer isso.
Ofereça um espaço extra no escritório
Um ambiente alegre e organizado faz seus funcionários acordarem mais dispostos, mas isso não é tudo e oferecer um espaço para isso dentro do seu negócio não significa que a empresa vá gastar mais com isso. Estimule que seus funcionários decorem suas mesas com objetos pessoais, para que sintam mais acolhidos. A instituição também pode estabelecer um dia fixo na semana (nas sextas-feiras, por exemplo) para que os colaboradores possam trabalhar com roupas mais informais.
Valorize as ideias e iniciativas dos colaboradores
Muitas pessoas se sentem motivadas com desafios, outras buscam reconhecimento. Em ambos os casos, saber que suas opiniões e sugestões são ao menos ouvidas com atenção já é um importante passo para a motivação de equipes.
Reconheça aqueles que se destacam
Isso pode ser feito tanto individualmente como em grupo, tudo vai depender dAfinal, dependendo do estilo da equipe, este reconhecimento pode ser mais bem aproveitado se feito em particular. Mas, se você perceber que é um consenso no grupo, faça os elogios em público, sem esquecer de mencionar a colaboração dos demais.
Feedbacks são importantes
Mesmo quando negativo (e se não for feito em caráter de cobrança), um retorno sobre os resultados sempre é benéfico para motivar a equipe. Nada pior para o time que não saber se o rumo tomado está obtendo os resultados esperados. Tanto individualmente como em grupo, é muito importante dar feedback a seus funcionários. Elogiar os acertos e cumprimento de metas, e orientar nos erros e nos resultados abaixo do esperado é o papel que se espera de um líder.
Celebre as vitórias
Não é preciso dar grandes festas a todo momento, uma pausa para um coffee break mais bem planejado já surte um bom efeito e deixa a todos mais felizes. Festas de final de ano também podem ser usadas para relembrar esses momentos. Mas uma festinha por um motivo especial sempre ajudará muito na motivação de equipe!
De acordo com Janaína Ferreira, professora de coach, liderança e carreira do Ibmec do Rio de Janeiro, a chave para conseguir incentivar seus funcionários é pensar no que você pode fazer para deixá-los mais felizes. Ainda segundo ela, uma pessoa feliz trabalha de forma mais produtiva e isso é bom não só para ele, mas também para a empresa.